Villages

Almeida

Event duration: 2 days

Website: http://www.cm-almeida.pt/

12 em Rede — Aldeias em Festa
DESCOBRIR FREI BERNARDO
26 e 27 de Maio | Almeida

Nos dias 26 e 27 de Maio, acontece o terceiro momento do ciclo de eventos oficiais das Aldeias Históricas de Portugal em Almeida, sobre a temática da personagem histórica "Frei Bernardo de Brito".

Consulte o programa disponível na Galeria (em baixo).

Contamos consigo!

Sabia que...
A vida deste ilustre almeidense cedo o levou para outras paragens. O pai enviou-o para Roma onde se tornou fluente no italiano e no francês assim como nas línguas antigas como o latim, o grego e o hebraico.
Regressado a Portugal, sentiu o apelo da vocação religiosa e ingressou na Ordem de Cister. Professou em Alcobaça no ano de 1585 adotando o nome religioso por que se tornou conhecido: Frei Bernardo de Brito.
O percurso académico foi impulsionado pela Ordem de Cister ao possibilitar-lhe a continuação dos seus estudos em Coimbra. Foi aí que obteve o grau de doutor em Teologia.

Nota Bibliográfica:
1597 – Foi o ano que marcou o início das edições de Frei Bernardo de Brito. Com apenas 28 anos publicou o livro de poesia «Sylvia de Lisardo», «Geographia da Antiga Lvsitania» e a primeira parte da «Monarchia Lvsitana» que dedicou ao rei D. Filipe I de Portugal. No mesmo ano, e deveras agradado pelos louvores de frei Bernardo, o monarca incitou-o a continuar a obra por Carta Régia de 3 de Abril.
1606 – Foi nomeado Cronista da Ordem de Cister.
1611 – Recebeu do rei D. Filipe II de Portugal uma mercê no valor de mil cruzados, no sentido de o compensar «ao trabalho e despesa que teve em compor e imprimir as duas primeiras partes da Monarchia Lvsitana».
1614 – Foi nomeado cronista-mor do Reino por alvará régio de D. Filipe II.

Nearby...