Pueblos

Duração do evento: 4 dias

Tiempo: jue - dom: 11:00 - 20:00

Dirección: Avenida Monasterio Nuestra Señora de Prado, 2 47014 Valladolid

Página web: http://www.jcyl.es/web/jcyl/ARPA/es/Plantilla66y33/1267295103271/_/_/_

Aldeias Históricas de Portugal na X Bienal AR&PA 2016

Portugal é o país convidado da próxima feira de património AR&PA, em Valladolid, entre 10 e 13 de novembro.

À 10.º edição e agora na qualidade de parceiro, Portugal será o país convidado da Bienal AR&PA, arquitetura e património, que acontece em Valladolid, na província de Castela e Leão, de 10 a 13 do próximo mês. Património Inteligente, Território Inteligente é o tema deste ano, com Portugal como país convidado.

O convite a Portugal coincide com a celebração de um acordo para a realização de uma Bienal Ibérica do Património Cultural, para a realização de feiras dedicadas ao património dos dois lados da fronteira.

Na AR&PA, este ano, estará representada a Direção Geral do Património Cultural e outras 19 entidades. Entre elas, o Turismo de Portugal, o AICEP, a Fundação Ricardo Espírito Santo e as Aldeias Históricas de Portugal.

Este ano, a AR&PA terá 247 entidades representadas, de vários países. Além dos anfitriões e de Portugal, Saiz elenca os EUA, Índia, Itália e França. O programa inclui conferências, workshops e um congresso internacional.

De Portugal foram convidados, o arquiteto Alexandre Alves Costa, autor do projeto de requalificação do mosteiro de Santa Clara, convidado para o painel "Quando a luz se encontra com o silêncio", e o geógrafo Álvaro Domingues (Património inteligente, Território Inteligente?). A diretora geral do Património Cultural dará um visão integrada do património cultural de Portugal. Esta sessão está marcada para sábado, dia 12.

Enquanto decorre a AR&PA, 23 museus e salas de espetáculos em Valladolid estão abertas ao público gratuitamente. Por lá passam também as manifestações musicais portuguesas que são património imaterial da Humanidade: fado e cante alentejano.

In Diário de Notícias http://www.dn.pt/artes/interior/portugal-convidado-por-espanha-para-falar-de-restauro-e-patrimonio-5436358.html