Pueblos

Evento de inauguração da GR22 – Aldeias Históricas de Portugal

Evento de inauguração da GR22 – Aldeias Históricas de Portugal juntou mais de mil pessoas nas 17 caminhadas realizadas no fim de semana!

O fim de semana de 20-22 de março foi vivenciado com emoções e experiência únicas, relatos reportados pelos caminhantes, instituições públicas e agentes económicos. Ao nível digital, através do Facebook e Website, este evento conseguiu alcançar cerca de 23.000 pessoas, uma visibilidade notável que nos orgulha e motiva para novos desafios.

Dia 20, o início de um fim de semana marcante para a história da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, simbolizado pela inauguração que congregou no Inatel Linhares – Hotel, na Aldeia Histórica de Portugal de Linhares da Beira, cerca de 130 pessoas. Testemunhos de um trabalho desenvolvido em Rede que com a exímia colaboração dos 19 municípios (Almeida, Arganil, Belmonte, Castelo Branco, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Idanha-a-Nova, Manteigas, Mêda, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso) que a Grande Rota integra e de parceiros de excelência como a Estradas de Portugal, ICNF, Direção Regional da Cultura do Centro e Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, culminou com a conclusão de um projeto de excelência para a região e para Portugal dentro e fora portas, reconhecido como exemplo de boa prática de um trabalho em rede pela Presidente da CCDR-C, Professora Doutora Ana Abrunhosa, neste dia memorável para as Aldeias Históricas de Portugal.

A par da inauguração da Grande Rota, o dia 20 contou ainda com a inauguração do PR-Caminho Histórico, percurso turístico-cultural e posto de turismo de Linhares da Beira, projetos emblemáticos e representativos da Rede Aldeias Históricas de Portugal no contexto físico, que, de forma integrada e exímia o município de Celorico da Beira operacionalizou.

A finalizar este dia seguiu-se um momento de degustação designado “À mesa, em Rede com certeza”, uma iniciativa que juntou produtos gastronómicos emblemáticos de cada um dos municípios integrados na Grande Rota. Também a este nível a diversidade e qualidade foram atributos chave para reconhecermos que temos uma oferta de excelência.

21 e 22 de março, dias para lembrar os audazes. Aqueles que não se inibiram de calcorrear os troços da Grande Rota apesar do vento, do frio e da chuva. Ânimos em “alta” e com toda a tenacidade mais de 1.000 pessoas caminharam pela Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal. Verdadeiros exploradores que passo a passo fizeram história e caminharam em média cerca de 8km; faltam 592km, um desafio que deixámos e um pretexto para podermos usufruir da sua presença, porque a Rota são as pessoas que a percorrem.

Lembrem-se que o guia da GR 22 - Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal está preparado para acompanhar as passadas ou as pedaladas dos viajantes.

O nosso muito obrigado.

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
Viva a sua História