Villages

Sabugal

Durée de l'événement:3 dias

Site Web: http://www.cm-sabugal.pt/sabugal-surpreenda-os-sentidos/

22 a 24 de Julho 2016

O Centro Histórico do Sabugal, em particular o Largo do Castelo e Largo de Alcanizes, recebe o evento de Época “SABUGAL, SURPREENDA OS SENTIDOS – Viagem aos anos 60”.

Durante três dias, e recuando aos anos 60 do século XX, são muitas e variadas as atividades que animarão a antiga Vila do Sabugal, tais como Mercado do Castelo e Tasquinhas de comeres e beberes. O cortejo de ofícios entre o Largo da Fonte e o Castelo, marca a abertura do evento. Porque fazemos da nossa Cultura Vida, todos os dias serão recriadas cenas de quotidiano e ofícios tradicionais, bem como “jogos de regresso ao passado”.

Concertos
Na sexta-feira, o Castelo, acolherá dois Concertos: TRIVENÇÃO (21h30) e LIVERPOOL (23h00). No sábado, dia 23, destaque para o Concerto com SÉRGIO GODINHO, pelas 22h30. No domingo, pelas 18h00, haverá Ópera Cómica no Castelo com a peça “PIMPINONE”, seguida de Peça de Teatro intitulada “MEMÓRIAS DE UMA MEMÓRIA”, pelo Grupo Anel de Pedra – Escola de Artes. A encerrar apresentaremos um inédito espetáculo multimédia que conjuga o teatro físico e estátuas vivas com música de época – “À LUZ DO CONTRABANDO – EM TERRAS DO SABUGAL”, a cargo da Companhia de Teatro de Rua ARTELIER, que promete revelar pedaços da nossa história…

MÚSICA AO JANTAR completa o programa. Em contínuo haverá teatro de rua e música ao vivo – itinerâncias populares e de fusão, no seguinte horário: sexta-feira, dia 22 – das 18h30 às 01h00; sábado, dia 23 – das 16h30 às 01h00 e domingo, dia 24 – das 16h30 às 23h00.

“SABUGAL SURPREENDA OS SENTIDOS” é um evento se realiza anualmente no Centro Histórico do Sabugal e que reporta em cada ano a uma época específica distinta, evocando-a no desenvolvimento de toda a temática e atividades e ações que constituem o mesmo. A edição de 2016, intitulada “Viagem aos anos 60” reporta-nos aos anos 60 do século XX centrando-se na dualidade temática da realidade rural do país profundo e do mundo em mudança.

Numa terra de fronteira, a riqueza das memórias contidas nesta época impele-nos a voltar aos anos 60 pois aí, se encontram sedimentadas as raízes da população atual. Os grandes abismos sociais caraterizavam o Portugal dos anos 60 em que a riqueza se concentrava nas mãos de algumas famílias abastadas e os restantes viviam remediados ou em situação de pobreza extrema. No entanto, os anos 60 foram também época de grande efervescência cultural e de transformações sociais ímpares. A nível local relembramos que no Sabugal apesar de todas as condicionantes, registavam-se momentos de alegre convívio e que perduram até hoje na memória coletiva.

A organização deste evento tem por objetivo, uma vez mais, a recriação histórica da sociedade de meados do século XX, desde o comércio às artes e profissões, aos divertimentos, sabores e hábitos alimentares, proporcionando a residentes, expositores e visitantes, durante 3 dias, um regresso ao passado aludindo às tendências globais de comportamentos, onde se farão referências ao plano nacional e internacional, decorridos na década de 60. Pretende-se com o mesmo dinamizar todas as atividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais.

O evento decorrerá em ambiente de feira, com animação teatral permanente, bem como animação musical com apontamentos de interação dos músicos e atores com os visitantes.