Villages

PR7-SBG | Caminho Histórico de Sortelha
Historiques

Sortelha

7.40 km

Porta de Entrada em Sortelha

2:15

Point de route:Aldeia Histórica de Sortelha, Calçada Medieval, Canadas Ancestrais e Mina da Bica.

Com inicio e fim na entrada do Castelo da Aldeia Histórica de Sortelha este é um percurso com bastante qualidade e interesse. Tem secções que utiliza canadas ancestrais hoje já abandonadas o que valoriza o percurso, no entanto carece de manutenção frequente. Para além de possuir um tema central focado no período medieval tem outros pontos de interesse, nomeadamente as fabulosas vistas do vale, as canadas ancestrais e calçadas medievais ou as antigas minas.

Apesar de não ser um percurso curto e fácil, quando combinado com a variante desenvolvida criam-se duas combinações de carácter completamente distinto e atingindo a abrangência de públicos desejada e necessária para dar resposta à procura existente. Percorre maioritariamente calçadas medievais, caminhos agrícolas e canadas o que traz grande qualidade ao percurso. Só existe alcatrão em pequenas secções urbanas e junto à estrada de ligação a Quarta feira.

Flore et faune

O fogo e o abandono agrícola tem condicionado a fauna e flora locais. As matas de árvores autóctones, como o castanheiro (Castanea sativa) e principalmente o carvalho negral (Quercus pyrenaica) têm uma expressão muito reduzida, sendo grande parte da área ocupada com matos herbáceos e arbustivos, especialmente de giesta amarela (Cytisus striatus). A perdiz (Alectoris rufa), a pega-azul (Cyanopica cyanus) e o milhafre-real (Milvus milvus) são aves bem adaptadas a este ecossistema. Outras espécies importantes na área são a raposa (Vulpes vulpes) e a lebre (Lepus europaeus).